Vitaminas do complexo B – principais benefícios

É conhecido como complexo B, as oito vitaminas B: B1, B2, B3, B5, B7, B9 e B12 – desempenham um papel muito importante para manter o nosso corpo a funcionar nas melhores condições.

complexo B

Cada vitamina do complexo B cumpre uma função diferente no organismo, mas todas elas importantes para que possa funcionar adequadamente. O complexo B, ajuda-nos a converter os alimentos em energia para realizar as atividades diárias.

Funções do complexo B

Uma de suas principais funções é no metabolismo da energia, a qual necessita para desempenhar todas as atividades básicas e complexas, necessita do aporte de vitamina B1 para isso, pois é ela que exerce a transformação dos hidratos de carbono em glicose e serão a vitamina B2, B3, B5, B6 e B7 ou biotina que transformam a glicose em energia. A biotina é chamada a vitamina da beleza, é essencial para uma boa saúde dos cabelos, unhas e pele.

Vitamina B1 (tiamina):

Ajuda o corpo a criar novas células. Muitas vezes é chamado de “vitamina do estresse“, porque ajuda a proteger o sistema imunitário. Você pode obter de feijão e espinafre.

Vitamina B2 (riboflavina):

Atua como antioxidante para nos proteger dos radicais livres. Contribui para o metabolismo de energia, e do ferro. Ajuda na produção de glóbulos vermelhos. Pode ajudar a prevenir enxaquecas. Você pode adquirir a vitamina B2 de amêndoas, ovos, leite, iogurte, espinafre.

Vitamina B3 (niacina):

Um dos principais usos da vitamina B3 é aumentar os níveis do colesterol bom, ou HDL. Sua deficiência é muito rara, pode ocorrer em pessoas alcoólicas. Você pode adquirir a vitamina B3: ovos, leite, feijão, espinafre e outros vegetais verdes.

Vitamina B5 (ácido pantoténico):

As glândulas supra-renais podem funcionar corretamente, graças à intervenção da B5, que também participa na regulação nervosa e na produção de hormônios. Você pode adquirir a vitamina B5: Abacate, ovos, legumes.

Vitamina B6 (piridoxina):

Ajuda a regular o aminoácido homocisteína (associado com as doenças cardíacas). A piridoxina contribui muito nas mudanças de humor e os padrões do sono. Ajuda o corpo a produzir serotonina, melatonina e norepinefrina. Boas fontes de vitamina B6 são: salmão, atum, lentilha, o queijo, a cenoura e o arroz.

Vitamina B7 (biotina):

É chamada de “vitamina da beleza” por sua associação com a saúde das unhas, cabelo e pele. Poderia ajudar as pessoas com diabetes a controlar os níveis elevados de açúcar.

É vital durante a gravidez, já que os benefícios vitamina b7 a biotina colaboram para o crescimento do bebê. Suas fontes principais são: peixe, couve-flor, nozes e gema de ovo.

Vitamina B9 (ácido fólico):

É muito usado em alimentos fortificados como o cereal e o pão. É muito importante para mulheres grávidas, pois ajuda o crescimento do bebê e ajuda a prevenir defeitos neurológicos de nascimento. Pode ajudar na prevenção de depressão e perda de memória. Boas fontes alimentares de vitamina B9: aspargos, salmão, leite e feijão.

Vitamina B12 (cobalamina):

É uma vitamina que trabalha junto com as outras vitaminas. Junto com a vitamina B9 ajuda na formação de glóbulos vermelhos e ajuda o Ferro para fazer seu trabalho: criar a hemoglobina.

O grupo de maior risco para a sua deficiência na alimentação são os vegetarianos, especialmente os veganos. Fontes de vitamina B12: peixe, sardinhas, atum e ovos.

O complexo B mantém a saúde do sistema nervoso central

Todas as substâncias que o compõem atuam sobre o sistema nervoso central, mantendo a sua saúde. O sistema nervoso pode ser regulado e funcionar corretamente, graças à participação da B1 e B6, ao passo que a B9 conhecida como ácido fólico é a que intervém na formação do tubo neural durante a gestação do feto.

O complexo B, auxilia na saúde do sistema digestivo

Também cumpre um papel importante na saúde do sistema digestivo, já que exerce a produção do ácido clorídrico e, além disso, ajuda a decomposição dos hidratos de carbono, as proteínas e as gorduras. Acima de tudo, atuam neste processo, a B1, a B2, B3 e B6. Por isso, as pessoas que sofrem de distúrbios digestivos costumam ter a deficiência delas.

Todo o complexo é importante para a saúde das unhas, o crescimento e fortalecimento do cabelo e a saúde da pele. Para esta função atuam principalmente a B1, a B2, B3, B5, B9 e B12, pois com estas substâncias incorporadas você garante a saúde das unhas e um ótimo cabelo, para além de que você pode exibir uma pele lisa e suave.

Sua pele também é apresentada saudável sem lábios secos, evitar a caspa, pele oleosa, dermatite, seu cabelo pode crescer saudável e manter sua cor original. Mas além de tudo isso evitar as irritações da pele, acne e rugas prematuras.

Os benefícios continuam a nível do sistema nervoso central, prevenindo a depressão e aumentar a concentração e a memória.

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Post Author: Larissa Tavares

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